19.6 C
Tamboré
segunda-feira, 27 maio 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Procon de Barueri deve retomar visitas aos equipamentos públicos e aumentar fiscalizações nas ruas

Publicidade • Anuncie Aqui

O Procon de Barueri pretende retornar as visitas de esclarecimento sobre consumo nos equipamentos públicos da cidade e aumentar as fiscalizações de rua a estabelecimentos que estejam em desconformidade com as determinações do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, que tiveram alterações no período do auge da pandemia do coronavírus.

A coordenadora do órgão em Barueri, Katia Tomita, contou que as visitas envolvem palestras sobre relações de consumo, com explicações em relação os direitos dos consumidores. “Mas abordam também o problema dos golpes que, recentemente, cresceram de forma significativa nas plataformas digitais”, disse.

A coordenação do órgão acredita que neste ano os atendimentos devem atingir algo em torno de 13 mil suportes aos consumidores. No ano passado, o Procon registrou 10.594 atendimentos. Em 2020, foram de 7.494. No entanto, na pré-pandemia o órgão chegou a contabilizar 26.173 atendimentos em 2019 e 27.233 em 2018.

Até outubro de 2022, foram 11.911 atendimentos, entre consultas simples, cartas emitidas, cartas finalizadas com acordo, reclamações atendidas, reclamações não atendidas, audiências realizadas, orientações/retornos/certidões e questões referentes à Nota Fiscal Paulista.

Reclamações

A empresa de fornecimento de energia elétrica Enel é a campeã de reclamações no Procon de Barueri, seguida por casos envolvendo empréstimos bancários e golpes do PIX. “Muitas vezes a pessoa recebe empréstimos bancários consignados sem sequer ter solicitado e não consegue cancelar o procedimento”, comentou Katia Tomita.

A coordenação do Procon também orienta as pessoas a procurarem o site do órgão para o registro de reclamações ou a página virtual da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também