18.8 C
Tamboré
terça-feira, 21 maio 2024
Home Serviços Novembro é o prazo final para renovar CNHs vencidas em janeiro e fevereiro

Novembro é o prazo final para renovar CNHs vencidas em janeiro e fevereiro

0
Novembro é o prazo final para renovar CNHs vencidas em janeiro e fevereiro
Condutores devem regularizar documento no prazo correto para evitar multas (Marcello Casal/ Agência Brasil)

Motoristas que tiveram a CNH vencida nos meses de janeiro e fevereiro deste ano e ainda não renovaram o documento precisam regularizar a situação até o dia 30 de novembro. O período para a regularização é feito com base no mês de vencimento do documento.

Em caso de fiscalização de trânsito, dirigir com CNH vencida é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para esse tipo de penalidade é de R$293,47, além de sete pontos na carteira.

A solicitação de renovação do documento pode ser feita de forma online, pelo portal do Detran.SPPoupatempo, aplicativo Poupatempo Digital ou via Whatsapp do Detran.SP. Para utilizar, o usuário pode salvar o contato no celular pelo número 11 2178-9494 ou também pelo site, clicando no link que direciona para o aplicativo.

Passo a passo para renovar o documento

Para renovar a CNH, basta acessar os canais digitais (www.detran.sp.gov.brwww.poupatempo.sp.gov.br, app Poupatempo digital ou Whatsapp do Detran.SP (11-2178-9494). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Departamento de Trânsito. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

Para as renovações das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH (R$116,50) e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

Para evitar deslocamentos, além da CNH digital, cidadão irá receberá a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista.