Motoristas em Barueri têm média de 528 infrações de trânsito por mês

infrações motoristas Barueri
Agentes municipais de trânsito realizam blitz educativa com os motoristas e ações pontuais (Divulgação/Secom Barueri)

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), os motoristas em Barueri cometem, em média, 528 infrações por mês. A gestão disse que realiza campanhas periódicas de conscientização para os motoristas.

Segundo levantamento do órgão, realizado a pedido da reportagem, de janeiro até abril deste ano, foram registradas 2.112 multas na cidade.

A principal irregularidade anotada é deixar de efetuar registro do veículo em 30 dias, quando ocorre a transferência de propriedade, com 1.044 casos.

Na sequência, conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado, 1026 ocorrências e, dirigir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, 993 multas. O uso de celular ao volante contabilizou 77 infrações.

Na comparação com o ano passado, a quantidade de multas apresenta redução de 31,5%.
No ano passado, foram aplicadas 3.072 ‘penalidades’, nos quatro primeiros meses de 2021.
Durante todo o ano de 2021 foram anotadas 7.604 multas no município.

Prevenção
Para conscientizar a população sobre segurança no trânsito, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informou que realiza blitze educativas com os condutores e campanhas de divulgação de materiais com orientações sobre direção segura, além de ações nas escolas e atividades pontuais diversas.

Plano de Mobilidade
A Secretaria está elaborando um Plano de Mobilidade, que terá sua última audiência pública no dia 14, das 18h às 20h30, na Câmara Municipal (Al. Wagih Salles Nemer 200), com participação on-line e presencial.