Moradores relatam gosto e odor na água, Sabesp diz que não traz riscos à saúde

gosto e odor água barueri
Sabesp diz que foram feitas adaptações no Sistema São Lourenço (Marcelo Casal/Agência Brasil)

Os moradores de Barueri dos bairros Parque Imperial, Mutinga e Jardim Paulista relataram, nas redes sociais, a percepção de gosto de terra e lodo e mau cheiro na água.

Uma das moradoras citou, “aqui no Mutinga a água está ruim, eu senti gosto de barro e achei que fosse meu filtro”. O outro disse: “sou do Jardim Paulista e estou sentindo a água diferente demais, minha caixa foi limpa recentemente”.

Procurada pela reportagem, a Sabesp informou que “nos últimos dias foi verificado o surgimento de substâncias causadoras de gosto e odor na água bruta do Sistema São Lourenço. Foram feitas adaptações no processo de tratamento de água. Apesar do desconforto, a água não traz riscos à saúde da população, podendo ser consumida normalmente”, disse por meio de nota.

A companhia reforçou que acompanha a qualidade da água em toda a extensão dos mananciais, antes e após o bombeamento, em todas as etapas do processo de tratamento, em reservatórios intermediários e também nas redes de distribuição, cumprindo os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde (Portaria GM/MS nº 888) e que normalizam a qualidade da água em território nacional.