22.5 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Home Serviços Bombeiros e demais órgãos farão Simulado de Emergência nesta quarta (14) em Barueri

Bombeiros e demais órgãos farão Simulado de Emergência nesta quarta (14) em Barueri

0
Bombeiros e demais órgãos farão Simulado de Emergência nesta quarta (14) em Barueri
Simulado terá duração de 3 horas e será na Castello Branco km 19,5 (Karina Borges/Secom Barueri)

Na quarta-feira (14), às 9h, será realizado um Simulado de Emergência Conjunto, com o Corpo de Bombeiros 18º Grupamento de Bombeiros, Defesa Civil de Barueri e Copa Energia, no Centro Operativo de Barueri, que fica na Rodovia Castello Branco, km 19,5. A ação é organizada pelo Plano de Auxílio Mútuo de Barueri.

A ação terá duração de 3h e vai ter como cenário um acidente envolvendo as operações no local, que precisarão ser interrompidas. Os participantes do treinamento vão colocar em prática seus conhecimentos de resgate, gerenciamento de crise, evacuação, entre outros.

A iniciativa terá também a participação de forças estaduais, como o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Polícia Militar, por meio de unidades de policiamento de área (20º BPM/M), do comando de aviação (unidade águia), do policiamento rodoviário, policiamento ambiental, Secretaria de Estado da Saúde, através do Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências), Cetesb e Defesa Civil do Estado.

Interdições

A rodovia Castello Branco será fechada no acesso à avenida Petrobrás (sentido Interior), no Jardim Mutinga, e na rua Itajá (Jardim Santa Cecília – sentido Capital) para que os veículos de socorro e emergência possam realizar a ação. Viaturas e agentes de trânsito estarão no entorno do local do simulado no momento do exercício.

Cenário

O cenário escolhido envolve o armazenamento de combustíveis líquidos e armazenamento e envase de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), na área da empresa Copa Energia.

O exercício terá como dinâmica o atendimento a um vazamento de GLP, que ocorrerá no momento do manuseio de uma válvula de manobra. Mas com rápida contenção pela primeira intervenção da equipe de brigada de incêndio da empresa Copa Energia. Em decorrência desse vazamento algumas vítimas necessitarão de retirada rápida do local para posterior atendimento.