Barueri se destaca em ranking como a 11ª cidade mais inteligente do país

ranking cidades inteligentes Barueri
A cidade se destacou em economia e conquistou a 2ª posição entre as 100 melhores (Benjamin Sepulvida/Secom Barueri)

Barueri é a 11ª cidade mais inteligente do país, aponta o novo Ranking Geral do Connected Smart Cities 2022. O munícipio aparece em 7º lugar na Região Sudeste. Barueri manteve a mesma posição, no ranking geral, conquistada no ano passado. O levantamento aponta os municípios com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Na região, Santana de Parnaíba aparece na 22ª posição do ranking geral e na 12ª do Sudeste. O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2022 ficou com a cidade de Curitiba (PR), o segundo foi para Florianópolis (SC) e, na terceira localização, figura São Paulo (SP).

Em relação aos eixos incluídos no levantamento (mobilidade e acessibilidade, meio ambiente, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, energia, governança e economia), o município se destacou no quesito economia.

A cidade chegou à segunda posição entre 100 melhores municípios. Apesar disso, caiu uma colocação em relação a 2011, quando ocupava o 1º lugar. Barueri também foi bem avaliada em saúde, na 3ª posição, avançando 10 colocações na comparação com a edição anterior. Em mobilidade, ficou na 8ª colocação. Em governança, a cidade está no 22º lugar e, na área da educação, em 23º.

O Ranking

O Ranking Connected Smart Cities 2022 é um estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta. O Ranking mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.