30.9 C
Tamboré
sábado, 27 abril 2024
Home Segurança GCM cria programa para alertar jovens sobre drogas e violência

GCM cria programa para alertar jovens sobre drogas e violência

0
GCM cria programa para alertar jovens sobre drogas e violência
Orientação está sendo direcionada para estudantes dos 8º e 9º anos, além do Ensino Médio (Secom/Barueri)

Somente no primeiro quadrimestre deste ano, 60 adolescentes em Barueri se envolveram em ocorrências policiais e foram apreendidos em flagrante, de acordo com dados da Secretária de Segurança Pública de São Paulo (SSP). O número corresponde a 81% dos jovens apreendidos ao longo do ano inteiro de 2017, onde foram registradas 74 apreensões.

Para tentar inibir o envolvimento de crianças e adolescentes com a criminalidade e o uso de drogas, a Prefeitura instituiu, por meio do decreto nº 8.765, o Programa de Ações Preventivas, da Guarda Civil Municipal.

O projeto permite que agentes ministrem palestras de orientação, com o objetivo de desenvolver ações relativas à prevenção ao uso indevido de drogas ilícitas e lícitas, principalmente, no ambiente escolar.

Para isso, os Guardas Municipais (GCM`S) passaram por um processo de capacitação da rede SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), onde aprendem a metodologia para abordar o tema com os jovens.

A gestão informou que a ação será direcionada aos alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal, mas também para o ensino médio estadual, abrangendo estudantes entre 13 e 17 anos de idade, além de professores.
Mesmo sem a organização de um programa, a prefeitura já realizava atividades deste tipo na educação e alcançou 5.200 educadores e alunos.

Expectativa
De acordo com o decreto, estão previstas atividades em outros estabelecimentos, como hospitais, espaços públicos e entidades filantrópicas, para prevenir o uso de substâncias psicoativas.