22.7 C
Tamboré
sábado, 27 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Estado tem queda recorde de homicídio; Barueri também registra baixa

Publicidade • Anuncie Aqui

O número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, segue em queda no Estado de São Paulo. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 1.931 casos, 9,6% a menos que os 2.135 contabilizados no mesmo período de 2023.

A cidade de Barueri também anotou queda neste tipo de crime. Nos nove primeiros meses de 2023 foram sete assassinatos. Na mesma época do ano passado, foram anotadas 13 mortes. Na comparação a queda percentual foi de 46%.

Morte em Alphaville

Apesar do índice ter melhorado, no último dia 21, um suspeito de tentativa de roubo a um casal, em Alphaville, foi morto por um segurança da Associação Residencial Empresarial Alphaville (AREA).

De acordo com o delegado do caso, Ednelson de Jesus Martins, na data, a AREA recebeu informações de que dois suspeitos estavam em uma moto e abordaram um casal em outra motocicleta para efetuar o roubo. Os seguranças da Associação realizaram buscas e localizaram os indivíduos.

“A motocicleta dos suspeitos acabou colidindo na viatura e os ocupantes caíram, mas se levantaram recebendo ordem de parada. Ocasião em que um deles apontou uma arma e o segurança efetuou um disparo que o atingiu. Mesmo assim, subiram na moto para fugir até que o garupa caiu ao solo em razão do disparo recebido e o outro se evadiu. Foi instaurado inquérito para apurar os fatos”, disse o delegado.

AREA

A AREA informou que, por volta do meio-dia do sábado (21), duas pessoas em uma moto tentaram roubar outra motocicleta, ocupada por um casal de Alphaville. “Eles foram violentos com as vítimas, porém com a nossa intervenção o roubo foi frustrado. Salvamos o casal, mas na tentativa de prisão foi necessário o uso moderado de força para igualar a ação culminando com a morte de um dos indivíduos”, esclareceu a Associação.

Estado

A Secretaria ressaltou que a quantidade de mortes registrada no Estado é a menor já anotada desde 2001, quando a série histórica foi iniciada, ficando abaixo de 2 mil ocorrências pela segunda vez nestes 23 anos. 

Em setembro, a queda do indicador foi de 5,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, de 253 para 238 registros.

Atuação policial

Na avaliação da Secretaria da Segurança Pública, a redução dos indicadores de crimes que resultam em mortes é resultado da atuação das forças policiais e da criação de políticas públicas eficazes. “Uma dessas iniciativas é o Sistema de Informação e Prevenção aos Crimes Contra a Vida (SPVida), lançado em fevereiro. A plataforma automatiza os dados e auxilia as polícias a analisar a dinâmica criminal destes delitos, para que, desta forma, seja possível elaborar diagnósticos e planos de ações com o intuito de reduzir as mortes no Estado”.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também