30.1 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Home Segurança Câmeras da GCM de Barueri flagram 91 crimes e acidentes de trânsito em 4 meses

Câmeras da GCM de Barueri flagram 91 crimes e acidentes de trânsito em 4 meses

0
Câmeras da GCM de Barueri flagram 91 crimes e acidentes de trânsito em 4 meses
Central conta com 280 câmeras monitoradas 24h por dia (Divulgação/Secom Barueri)

Em Barueri, a tecnologia tem sido usada como uma das ferramentas para combater a criminalidade, por meio da Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM).

Só nos quatro primeiros meses do ano, o sistema flagrou 91 ocorrências, a maioria crimes e acidentes de trânsito. Em 2021, de janeiro a dezembro, foram 291 registros. O sistema é interligado por 280 câmeras, 80 delas instaladas em escolas municipais.

De acordo com a corporação, se alguma pessoa com atitude suspeita é detectada nas imagens, os agentes que estão em patrulhamento são acionados para o atendimento da ocorrência e levam, em média, cinco minutos para chegar ao local.

“A tecnologia não atua sozinha, ela é feita com processos e pessoas”, destacou o chefe de Gabinete de Tecnologias da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), Francisco Alves Cangerana Neto.

Segundo a gestão, as câmeras são de última geração, algumas captam imagens em 360º e outras leem placas de veículos, o que pode identificar irregularidades como carros roubados.

As viaturas são equipadas com aparelhos GPS, o que facilita na hora do acionamento da ocorrência, por conta da geolocalização.

Big Brother
As imagens são integradas por uma central, um verdadeiro “Big Brother”, onde guardas civis acompanham as imagens 24h. No caso das escolas, esse trabalho é feito por agentes patrimoniais.

O munícipe pode acionar a GCM pelo telefone 153 e visualizar mais de 25 câmeras por meio do link.

Totens
A cidade conta ainda com mais de 100 Postos Avançados de Monitoramento em pontos estratégicos, com o objetivo de inibir a criminalidade e auxiliar as forças policiais locais.
Os totens possuem câmeras 360 graus e botão de acionamento de emergência. O sistema foi fruto de uma parceria entre Barueri e uma empresa paranaense.

Investigação
A Secretaria de Segurança informa ainda que o Poder Judiciário, Polícia Militar e a Polícia Civil, também usam os recursos municipais para estudos estratégicos e investigações, uma vez que as imagens são armazenadas por um período e, quando necessário, permanentemente.