23.1 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Tempo médio para agendar consultas em Barueri cai de 3 meses para 30 dias

Publicidade • Anuncie Aqui

Em Barueri, o tempo médio para o agendamento de consultas caiu de três meses para 30 dias, além da diminuição do absenteísmo – que são as ausências não comunicadas para as agendas de clínica médica – que foi reduzido de 36,01% para 23%, entre janeiro e julho deste ano. As informações constam do balanço feito pela Coordenadoria de Atenção Básica em Saúde (Cabs), que integra a Secretaria de Saúde da cidade.

Segundo Giselle Rodrigues Sant´Anna Neves, assistente técnica e científica da Cabs, a reorganização do órgão permitiu uma sensível melhoria no acesso aos serviços de saúde do município, assim como diminuiu os índices de absenteísmo e o tempo de atendimento aos pacientes.  “As ações do Cabs privilegiaram a questão da humanização no tratamento, não só com relação aos pacientes, mas envolvendo também os profissionais da Saúde”, enfatizou.

Ela diz que, para 2023, o órgão planeja implementar um serviço de comunicação especial de modo a agilizar e facilitar o atendimento. “Por meio dele, vai ser possível acompanhar e confirmar os agendamentos, promover ações de educação, entre outras medidas”, afirma.  

Experiências de êxito
Parte dos resultados obtidos na Saúde de Barueri estiveram presentes na apresentação de 13 trabalhos, durante a 18ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que aconteceu no 35º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP).   

“São trabalhos desenvolvidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) voltados, em sua maioria, para as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Mas há iniciativas não diretamente ligadas à crise sanitária dos últimos dois anos, como a do pomar no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e o acolhimento e monitoramento diante da violência sexual contra crianças e adolescentes”, ressaltou Giselle.

Os projetos apresentados durante o evento foram: Outubro Rosa e amor em mechas, Polo de vacinação exclusivo COVID e o câncer de mama: Vocação para saúde preventiva, Estratégia de monitoramento de sequelas pós-Covid na atenção básica do município, Sétimo passo do guia alimentar para população brasileira na prática: compartilhamento de receitas saudáveis por usuários dos serviços de saúde da atenção básica, O uso da acupuntura como recurso terapêutico na dor crônica, A importância do serviço de atendimento domiciliar do município de Barueri durante a pandemia de COVID-19, Cartilha “orientações de cuidados pós-Covid-19”: uma estratégia de cuidado em tempos de pandemia, Criação do núcleo de atendimento pós-Covid-19 no município, Odontologia neonatal: ação de garantia do aleitamento materno em tempos de pandemia, Educação permanente em enfermagem: uma ação necessária em tempos pandêmicos, Acolhimento e monitoramento x o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes, Estratégia de monitoramento da testagem de Covid-19 no município, Pomar no CAPS álcool e outras drogas em Barueri provocando elos e novas perspectivas.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também