26.3 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Saúde de Barueri alerta para atualização da caderneta de vacinação infantil

Publicidade • Anuncie Aqui

A Prefeitura de Barueri está realizando campanha para incentivar os pais a atualizarem a carteira de vacinação, em especial das crianças menores de dois anos.

De acordo com a administração municipal, com o regresso de doenças como o sarampo, a poliomielite, a meningite, a rubéola e a difteria, que não eram mais preocupantes, a população infantil tem ficado vulnerável.

“Dentre os motivos que levaram à queda vacinal estão a crescente hesitação da população, em especial no período de pandemia da Covid-19, divulgação de notícias falsas sobre tema”.

Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, a cobertura vacinal no país tem apresentado baixos índices. Em 2022 imunizou 67,02% da população e em 2021 atingiu 61,06%.

Poliomelite

A vacina de gotinhas contra a poliomielite, por exemplo, em 2012 atingiu 96,5% do seu público-alvo; 10 anos depois, em 2022, a cobertura caiu para 67,6%. Considerada erradicada no Brasil em 1989, quando ocorreu o último caso da doença no país, a queda da aplicação tem colocado em risco iminente o ressurgimento da poliomielite.

Sarampo

Já com relação à dose tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, os números de cobertura também foram considerados insuficientes desde 2017 ao registrar 86,24% da imunização. Em 2021 caiu para 74,94% e em 2022 chegou a 80,42%, não atingindo a meta de vacinação da campanha, que é de 95%.

Em 2016, o Brasil tinha recebido o certificado de eliminação do sarampo, mas perdeu esse reconhecimento em 2018 após um surto iniciado no Norte do país que se espalhou para os demais estados.

A vacinação na cidade acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira. Os endereços e horários de atendimento podem ser conferidos pelo site da prefeitura.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também