31.7 C
Tamboré
quinta-feira, 2 maio 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Câncer diagnosticado em Preta Gil é confundido com sintomas de má digestão

Publicidade • Anuncie Aqui

A cantora Preta Gil anunciou, na terça-feira (10), a descoberta de um câncer no intestino. Internada desde a última quinta-feira (5), em uma clínica no Rio de Janeiro por causa de um desconforto que sentia no abdômen, a cantora, de 48 anos, informou através de seu perfil oficial do Instagram, que foi diagnosticada com um adenocarcinoma, câncer na porção final do intestino.

“Estive nos últimos seis dias internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por conta de um desconforto que vinha sentindo e graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira (16), e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante”, escreveu ela.

Apoio dos famosos

Após a notícia, a artista ganhou o apoio de familiares e amigos, entre eles, da amiga de longa data Carolina Dieckmann. A atriz deixou uma declaração na web.

“Você que está aqui provavelmente já sabe: Preta é um sol na minha vida, um amor de irmã, que escolhemos ser uma pra outra. E isso que não é de sangue é mais do que qualquer palavra dita, é a coisa mais bonita de ter e sentir”, disse a loira.

Ivete Sangalo também mandou uma mensagem positiva para a filha de Gilberto Gil: “Minha irmã, minha Pretinha linda. Você sabe bem como uma guerreira, forte e potente como você já sabe como tudo isso vai ser. Deus contigo em cada passo que você dá. Estou aqui sempre por você a qualquer hora e momento. Te amo infinito, meu amor.”

Simony superou doença

Nesta quarta-feira (11), outra cantora acometida pela doença, Simony anunciou, em suas redes sociais, o fim do seu tratamento contra um câncer no intestino, na parte final, perto da região do ânus. A moradora de Alphaville foi diagnosticada com a doença em agosto do ano passado. 

“Fui examinada pelo Dr. Fernando Maluf e Dra. Lígia, que cuida da minha radioterapia. Foram 30 sessões e está tudo bem. Não estou mais tomando remédio, a não ser quando eu sinto alguma dorzinha, mas nada mais contínuo, graças a Deus. Os exames estão maravilhosos”, explicou.

Adenocarcinoma

O adenocarcinoma é um tipo de câncer que afeta as glândulas e o tecido epitelial dos órgãos excretores. O termo é derivado de “adeno”, que significa glândula, e “carcinoma”, que descreve um câncer epitelial. É o tipo mais comum de câncer, considerado um tumor maligno.

Quando afeta o sistema digestivo, ele fica localizado na parte final do intestino, no canal anal ou no final do intestino grosso. 

Conforme estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de tumor é responsável por causar 95% dos cânceres de reto e de cólon e 99% de todos os cânceres de próstata. 

Sintomas

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) explica que, nas fases iniciais, esse tipo de câncer não costuma causar sintomas, mas conforme avança, traz desconforto abdominal, sangramento, alteração nas fezes, dor anal, fraqueza, emagrecimento, entre outros sinais. Isso faz com que os pacientes acabem confundindo os sintomas com má digestão, dor no estômago ou anemia.

Diagnóstico

Para identificar a doença, é necessário fazer um exame de colonoscopia, que é indicado para todas as pessoas a partir dos 45 anos. Seu tratamento incluem radioterapia, quimioterapia, imunoterapia além de outras opções, que variam a depender da localização e gravidade do caso.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também