Prefeitura de Barueri faz mutirão de cirurgias no HMB aos fins de semana

mutirão cirurgia Hospital Municipal de Barueri
Todos os fins de semana o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) realiza em torno de 30 procedimentos cirúrgicos, como o de hérnias e retirada de vesícula (Divulgação/Secom Barueri)

A Prefeitura de Barueri deu início neste mês de setembro a um mutirão para diminuir o tempo de espera da fila de cirurgia. Todos os fins de semana o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) realiza em torno de 30 procedimentos cirúrgicos, como o de hérnias e retirada de vesícula.

Alguns pacientes estão sendo encaminhados para os hospitais gerais em cidades vizinhas, já que a Secretaria de Saúde de Barueri também participa do Mutirão das Cirurgias feito pelo Governo do Estado de São Paulo.

“Estamos trabalhando firme para diminuir o tempo de espera para cirurgias na nossa cidade, que aumentou por causa do período da pandemia”, afirmou o secretário de Saúde, Dionisio Alvarez Mateos Filho.

O HMB continua realizando, durante a semana e aos fins de semana, os procedimentos regulares e de emergência.

Atendimento
De acordo com levantamento do HMB, no primeiro fim de semana do mês foram realizadas 39 cirurgias. No segundo, 24 procedimentos. Estão programados para os próximos 30 e 24 cirurgias, respectivamente.

Segundo o diretor técnico do Hospital, Paulo Tierno, mensalmente são realizados ao todo cerca de 1.200 procedimentos cirúrgicos na unidade. “Após a diminuição das internações por Covid-19, o HMB se deparou com demanda reprimida de outras patologias. Com a ajuda da Prefeitura retomamos o funcionamento pleno das atividades cirúrgicas e estamos fazendo todos os esforços para conseguir atender a alta demanda reprimida”, disse.