No Novembro Azul, Barueri realiza ações para conscientizar contra o câncer de próstata e diabetes

Segundo dados do INCA, estão estimados 68.220 novos casos da doença em 2018 no Brasil (Foto: Divulgação)

Novembro é considerado o mês de combate ao diabetes e à conscientização do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais prevalente entre os brasileiros. Estimativas do INCA – Instituto Nacional do Câncer – apontam 68.220 novos casos da doença neste ano. Mas, não é apenas os casos de câncer de próstata que precisam de atenção. Em geral, a saúde ainda muito negligenciada quando se fala em prevenção.

Dados da Sharecare Brasil apontam que a alimentação inadequada (80%), seguida de atividade física em excesso (34%) e eventos estressantes (21%) são os principais vilões dos homens quando o assunto são hábitos de risco. Outro dado preocupante, somente 35% dos usuários da Plataforma Sharecare buscaram realizar o exame de câncer colorretal, já quando apresentavam algum risco.

Em Barueri, o mês será lembrado com uma série de ações da Secretaria da Saúde. No sábado (10), das 9h às 12h, haverá a 6a Caminhada Azul, no Parque Municipal Dom José (Rua Ângela Mirella, 500 – Jardim Barueri). No dia 14, das 9h às 12h, uma campanha no Ganha Tempo (Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 500), vai orientar sobre o diabetes e o câncer de próstata.

Entre os dias 22 e 29, palestras sobre câncer de próstata ocorrerão em secretarias municipais e empresas da cidade.