Ministério da Saúde anuncia chegada da vacina contra Monkeypox neste mês no Brasil

vacina varíola dos macacos
No Brasil, o imunizante deve ser aplicado em duas doses (Agência Brasil)

O Ministério da Saúde anunciou, na segunda-feira (19), que as primeiras doses da vacina que protege contra a monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos, devem chegar ao Brasil ainda neste mês.

O ministro Marcelo Queiroga declarou que 50 mil unidades do imunizante serão enviadas ao país “ainda na segunda quinzena de setembro”.

A princípio o imunizante será oferecido para quem teve contato com material contaminado ou indivíduos de maior risco, segundo o Ministério.

A vacina

A Jynneos/Imvanex, produzida na Dinamarca, é aplicada em um esquema de duas doses, com um intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda.

Algumas autoridades locais estão optando por dar apenas uma dose por pessoa, por conta da escassez da vacina no momento.

No Brasil, de acordo com as últimas informações divulgadas pelo ministro Queiroga, a tendência é que se respeite o esquema de duas doses do produto da Bavarian Nordic. O Ministério da Saúde deve divulgar mais informações ao longo das próximas semanas.

Vírus

O vírus da Monkeypox faz parte da mesma família da varíola e é importante salientar que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. A transmissão ocorre entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual.

Prevenção 

– Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele;

– Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença;

– Higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel;

– Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais;

– Uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.

Sintomas 

– O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;

– Caroço no pescoço, axila e virilhas;

– Febre;

– Dor de cabeça;

– Calafrios;

– Cansaço;

– Dores musculares.