Maioria dos pais diz que vai vacinar os filhos a partir de 3 anos contra a Covid-19

vacinação crianças barueri
O imunizante Coronavac será utilizado para o público (José Cruz/Agência Brasil)

Na quarta-feira (20), o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, determinou que o Instituto Butantan importe 10 milhões de doses da vacina CoronaVac para começar a proteção contra Covid-19 de crianças de 3 a 4 anos. A dose é utilizada com o esquema de duas doses no intervalo de 28 dias.

A medida foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 15 de julho. A previsão do Ministério da Saúde (MS) é de que a vacina seja distribuída para todas as cidades em no máximo 30 dias.

Em Barueri, a prefeitura informou que ainda não tem estimativa de data para o recebimento do imunizante e início da campanha de vacinação. Mas, de acordo com uma enquete realizada pelas redes sociais do JB, na quarta-feira (20), quando a dose estiver disponível, a maioria dos respondentes pretende vacinar os filhos.

De 161 participantes, 108 permitirão a vacina em seus filhos, quando as doses chegarem no município. O número representa 67% do total. Outros 25% (40 votos) não querem levar a criança para receber o imunizante e 13% ainda estão em dúvida sobre a questão.

Cobertura vacinal
De acordo com o Vacinômetro SP, já foram aplicadas mais de 749mil doses em Barueri. Desta quantidade, 272,5mil se refere a 1ª dose, 257,8mil (2ªdose), 6,9mil (dose única), 165,3mil (dose adicional), 46,1mil (2ªdose adicional), 180 (3ªdose adicional) e apenas uma pessoa recebeu a 4ªdose.

Especialista

A diretora-relatora, Meiruze Freitas, afirmou em seu voto: “Acredito que, devido ao histórico de uso extensivo da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 17 anos na China e no Chile, em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no Brasil e em outros países, sem que tenham surgido alertas de segurança, os gestores de saúde, com base na análise da circulação viral e das necessidades de saúde pública, podem orientar a vacinação com a CoronaVac em crianças a partir dos 3 anos de idade, principalmente na população de maior risco e vulnerabilidade. Pela totalidade das evidências, concluo que os benefícios conhecidos e potenciais da vacina CoronaVac superam seus riscos para ampliar a aplicação da vacina em crianças com 3 anos ou mais”.