25.9 C
Tamboré
domingo, 23 junho 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Hospital Municipal de Barueri superou 305 mil procedimentos, número recorde

Publicidade • Anuncie Aqui

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) atingiu 305.868 procedimentos em 2022, entre consultas médicas, internações, partos e cirurgias. Os dados foram divulgados pela administração municipal.

Segundo a prefeitura, esta é a maior marca histórica de atendimentos do Hospital, superando o ano de 2021, quando foram realizados cerca de 275 mil atendimentos das 30 especialidades ambulatórias e 17 cirúrgicas.

“No ano passado, houve um incremento de dois serviços no HMB: o Centro de Hemodinâmica, que funciona desde outubro do ano passado – atendendo mensalmente cerca de cem pacientes com doenças coronarianas que necessitavam deixar a unidade para a realização de alguns procedimentos, como angioplastia – e a Medicina Fetal, que está prestes a completar um ano de funcionamento e passou a marca de 2,1 mil atendimentos”, ressaltou a gestão.

Cirurgias

Em relação às cirurgias, pouco mais de 50% correspondem ao grupo composto por cirurgia geral (26%), oftalmológica (16%) e ortopédica (13%) e os outros 47% são de cirurgias de especialidades. Os procedimentos eletivos, que são aqueles em que o paciente passa em consulta com o médico, realiza exames e tem a cirurgia marcada, chegaram a 64%. Os procedimentos de urgência – recebidos por encaminhamento por outros aparelhos de saúde do município, via Pronto Atendimento, corresponderam a 36% do volume total.

Foram realizadas por meio de mutirões cerca de 200 intervenções cirúrgicas de hérnia e retirada de vesícula.

Referência

Referência no atendimento a pacientes renais agudos e crônicos, o Centro de Hemodiálise Dra. Sandra Vicenza Sarno, que fica no prédio anexo ao HMB, realizou no ano de 2022 cerca de 3.159 sessões mensais, atendendo a todas as necessidades dos pacientes. Destaque também para o setor de Quimioterapia, responsável por cerca de 300 sessões por mês.

A prefeitura explicou que existem, porém, os casos em que os pacientes se encontram aptos para receberem alta hospitalar, mas que ainda requerem cuidados que podem ser realizados em sua residência. “Para estes, o HMB dispõe do Programa de Internação Domiciliar (PID), que envia à residência do paciente uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e psicólogo, evitando que pacientes fiquem expostos ao ambiente hospitalar sem necessidade, além de abrir vagas para pessoas que necessitam de cuidados intra-hospitalares. Cerca de 100 atendimentos mensais foram realizados pelo PID”.   

“Esses índices são fruto de um trabalho que respeita não só o uso do dinheiro público, mas os moradores de Barueri. Nosso intuito é prestar sempre o melhor atendimento e, por isso, todos os esforços desta gestão têm se concentrado em oferecer um tratamento digno desde o momento em que o paciente e os acompanhantes dão entrada na unidade, permanecem sob nossos cuidados, até a saída”, afirmou o diretor técnico do HMB, Paulo Tierno.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também