21.1 C
Tamboré
quinta-feira, 29 janeiro 2026
Publicidade • Anuncie Aqui

Governo de SP reforça vacinação contra sarampo e febre amarela em Barueri

Publicidade • Anuncie Aqui

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) intensifica, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, a vacinação contra o sarampo e a febre amarela em municípios da Grande São Paulo, Baixada Santista e Região Metropolitana de Campinas. A mobilização prevê a realização do Dia D de vacinação nos dias 7 ou 8 de fevereiro, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta da população.

Na Região Metropolitana de São Paulo, Barueri está entre os municípios contemplados pela estratégia, ao lado de cidades como Osasco, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Cotia, entre outras. O município de São Paulo já iniciou a intensificação da vacinação no dia 12 de janeiro.

A estratégia prioriza a aplicação da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, em crianças, jovens, adultos não vacinados e profissionais da saúde, além da vacina contra a febre amarela. Também está incluída a atualização vacinal de pessoas que receberam dose fracionada da vacina contra a febre amarela em 2018, durante campanhas emergenciais, respeitando os esquemas e intervalos recomendados para cada faixa etária.

Segundo a SES-SP, a intensificação da vacinação é fundamental para evitar a reintrodução de doenças já controladas. “Manter a caderneta de vacinação atualizada é um ato de cuidado individual e coletivo, essencial para proteger a população e reduzir o risco de surtos”, explica Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde.

Calendário Nacional de Vacinação

A vacinação contra o sarampo segue o Calendário Nacional de Vacinação. Crianças devem receber a primeira dose da tríplice viral aos 12 meses e a segunda dose aos 15 meses, com a vacina tetra viral. Pessoas de 5 a 29 anos devem tomar duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias, enquanto pessoas de 30 a 59 anos devem receber uma dose. Profissionais de saúde devem comprovar duas doses da tríplice viral, independentemente da idade.

Em relação à febre amarela, a vacina é indicada para crianças a partir dos 9 meses, com reforço aos 4 anos. Pessoas que receberam apenas uma dose antes dos 5 anos devem tomar uma dose de reforço. Já adultos de 5 a 59 anos que nunca foram vacinados devem receber uma dose única. Também devem se vacinar aqueles que receberam dose fracionada em 2018.

Sintomas
Os principais sintomas do sarampo incluem febre alta, acima de 38,5 °C, manchas vermelhas pelo corpo, tosse seca, irritação nos olhos e coriza. Já a febre amarela pode causar início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.

No ano passado, o estado de São Paulo registrou dois casos importados de sarampo. Em relação à febre amarela, em 2025 já foram confirmados 57 casos no estado, com 34 óbitos, reforçando a importância da vacinação como principal forma de prevenção.

A Secretaria orienta que a população procure as unidades de saúde para verificar a situação vacinal e garantir a proteção individual e coletiva.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também

error: Conteúdo Protegido.