28.3 C
Tamboré
terça-feira, 30 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Em Barueri, Outubro Rosa 2021 terá como tema “Câncer de mama não faz quarentena”

Publicidade • Anuncie Aqui

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, preparou uma série de ações de conscientização ao câncer de mama durante o mês de outubro. Com o tema “Câncer de mama não faz quarentena”, o slogan visa fazer o alerta: com ou sem pandemia, o cuidado com a saúde da mulher – principal alvo da doença – não pode parar.

A programação, que inicia oficialmente nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, seguirá ao longo de todo o mês.

As munícipes contarão com palestras, atividades físicas abertas ao público, eventos culturais sobre a temática, rodas de conversa e a ampliação no serviço voltado à saúde da mulher durante o mês nas Unidades de Básicas de Saúde (UBS), como coleta de Papanicolau e encaminhamento de exame de mamografia para mulheres com mais de 40 anos, entre outras ações.

“Além da conscientização do diagnóstico precoce, é importante que as mulheres se conscientizem contra o preconceito e lutem para que tenham acesso a mais informação sobre a doença e sua possibilidade de cura e, principalmente, sobre direitos humanos e dignidade. E que possamos um dia ter leis que garantam o emprego e a estabilidade para essas mulheres durante o tratamento e a pós-cura”, reivindica a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza.

Programação on-line

Nas redes sociais da Secretaria da Mulher, pelo Instagram oficial, haverá também muita informação e aulas on-line. Para essas ações, está programado para o dia 5/10, às 10h, um bate-papo com o médico ginecologista Francisco Fabbri, responsável pela Coordenadoria de Saúde da Secretaria da Mulher. Ele falará sobre “Sinais e Sintomas do Câncer de Mama”. Na quarta-feira (dia 07), haverá uma aula a distância de Pilates às 10h. Já no dia 26/10, às 18h, será a vez da aula de yoga.

Encontros presenciais

Já para as atividades presenciais, a Secretaria da Mulher programou para as integrantes do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, apelidadas de pérolas rosas, um bate-papo com a psicóloga Patrícia Salomão no encontro chamado “Chá com as Amigas”.

A agenda continua do dia 13 ao dia 27 com a exposição “Outubro Rosa”, com produtos artesanais confeccionados pelas alunas de artesanato da Secretaria da Mulher, que vão explorar o tema.

No dia 13, às 9h, no Parque Municipal Dom José, na Vila Porto, terá uma aula de alongamento ao ar livre.  No dia 18, às 10h, no Espaço Gourmet da Secretaria da Mulher tem Oficina Prática de Alimentação Saudável. No dia 20 de outubro haverá, às 10h, uma roda de conversa sobre “Direitos dos pacientes com câncer”.

Caminhada Outubro Rosa

No dia 23 (quinta-feira), acontece a tradicional Caminhada Rosa, com saída às 8h do Ginásio Poliesportivo José Corrêa (Centro), até o Parque Municipal Dom José (Vila Porto).

Ação no bulevar central

Para marcar a campanha, no dia 14,  das 10h às 17h, estão de volta as ações gratuitas no bulevar central com tendas de serviços, como aferição de pressão arterial, oficina de amarração de lenço, cuidados com a beleza  (maquiagem e limpeza de pele), workshop de confecção de pulseiras feitas com pérolas cor-de-rosa, apresentações de dança, entre outras atividades.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também