30.8 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Home Saúde Doação recebida no Hospital Municipal de Barueri pode salvar até três vidas

Doação recebida no Hospital Municipal de Barueri pode salvar até três vidas

0
Doação recebida  no Hospital Municipal de Barueri pode salvar até três vidas
Há mais de 32 mil pessoas na fila de espera (Secom Barueri)

No dia 3 de novembro, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) foi o receptor de uma doação de órgãos que pode salvar até três vidas. Uma decisão familiar viabilizou a doação de rins, fígado e córneas, que de Barueri seguram para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, unidade à qual o HMB é referenciado.

Como o HMB não é uma unidade com grande número de ocorrências de morte encefálica, condição necessária para a receptação de órgãos (exceto de córneas), não é sempre que ocorre a doação, de acordo com a administração municipal. Nos últimos dois meses, por exemplo, não houve nenhum caso.

Apesar disso, no último ano o Hospital investiu no treinamento da equipe que compõe a Comissão Intra-Hospitalar de Transplante (CIHT), que conta com 13 profissionais.

24Segundo o coordenador da CIHT, Jorge Rabelo, médico cardiologista e intensivista, os treinamentos visam melhorar os índices de sucesso na condução de morte encefálica e qualificação do doador.

Fila de espera
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), mais de 32 mil pessoas aguardam na fila.