25.5 C
Tamboré
sábado, 27 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Em um mês, cresce 360% o número de internações por Covid-19 no HMB

Publicidade • Anuncie Aqui

Apesar do aumento significativo de internações em relação ao mês de fevereiro, gestor diz que hospital mantém qualidade no atendimento ampliando leitos e contratando profissionais

O crescimento do número de casos confirmados e internações por Covid-19 no país também é sentido em Barueri. Para atender a crescente demanda, a gestão do Hospital Municipal Dr. Francisco Moran (HMB) investe na ampliação de leitos e na contratação de profissionais.

Em março, a unidade hospitalar contabilizou 625 internações pela doença, ante as 133 registradas em fevereiro, um aumento de 360% de ocupação nos leitos.

Para equacionar as questões que surgem diante do aumento expressivo da demanda, o HMB realizou a ampliação de 36 leitos na unidade, totalizando 176 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 e a contratação de profissionais das áreas da saúde e administração. A hospital conta ainda com 52 leitos de UTI e 124 leitos de enfermaria.

O diretor técnico da unidade, Paulo Tierno, ressalta que diante deste cenário, é fundamental manter a eficiência e o tratamento humanizado. “Em um curto espaço de tempo, o nosso atendimento triplicou e, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, nós conseguimos agir rapidamente para ampliar a capacidade operacional, contando com a estrutura física que já temos e a dedicação dos nossos profissionais. Na prática, é a combinação de medicina de qualidade com gestão eficiente, para acolher todos os pacientes”.

Fornecimento de oxigênio ampliado
Para suportar os casos de Covid-19, a administração do HMB aumentou a capacidade de fornecimento de oxigênio. Até fevereiro, a média de consumo do gás era de 1.500³ por dia, mas, em março, esse uso subiu para 4.000³ diários, um aumento de 160%. Para arcar com este crescimento, o hospital já contava com um tipo de tanque capaz de atender a alta demanda de forma rápida, substituindo o uso diário de 400 cilindros de 10m³ de oxigênio.

Tido como referência nos casos de internação de Covid-19, a unidade recebe, em média, 80% dos casos do município. Apesar da satisfação dos pacientes chegar a 95%, segundo a pesquisa realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), no mês de março, Tierno é enfático sobre a importância do engajamento da população para a diminuição de casos. “Estamos fazendo nossa parte, ofertando atendimento médico de qualidade para a população e salvando vidas. Mas para esta pandemia acabar, é necessária a ação de todos. É preciso que todos respeitem as medidas de prevenção: usem máscaras, fiquem em casa se possível, mantenham o distanciamento social e a higienização constante das mãos”, concluiu.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também