Contra o câncer de mama, Barueri realiza a campanha Outubro Rosa

Margaria e Eliane integram o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama (Foto: Michela Brígida/Jornal de Barueri)

O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo e no mundo corresponde por cerca de 28% dos novos casos a cada ano. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que no biênio 2018/2019, cerca de 59.700 pessoas sejam diagnosticadas com a doença. Diante deste cenário, Barueri realiza neste mês a campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar o público feminino quanto ao diagnóstico precoce.

Segundo a médica mastologista do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), Vanessa Donatelli, o diagnóstico da doença pode ser suspeitado pelo exame clínico de palpação ou por exames de imagens, como a mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. “ Quando descoberto em estágio inicial, as chances de cura são de 95 a 98%”, afirma.

Recomenda-se que mulheres acima dos 40 anos façam anualmente o exame de mamografia. Em Barueri, somente até setembro deste ano, foram realizados 7.693 exames de rastreamento, sendo que, dentre eles, três tiveram resultado positivo para o câncer de mama. Atualmente, não há fila de espera para o procedimento na rede municipal de saúde.
Quando diagnosticadas, as mulheres do município podem buscar apoio no Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, da Secretaria da Mulher (Av. Sebastião Davino dos Réis, 756 – Jardim Tupanci), responsável neste mês pelas ações do Outubro Rosa.

No local, o público feminino, que está ou que já passou pelo tratamento da doença, participa de diversas atividades físicas, de criação, além de palestras, que visam recuperar a autoestima e auxiliar às mulheres durante o combate ao tumor. “Fazemos tantas atividades que acabamos nem lembrando da doença”, conta Eliane Ribeiros, de 51 anos.

A campanha
Entre a programação prevista para este mês, está a realização de palestras sobre temas relacionados a causa, aulas de maquiagem e estética capilar, de atividade física, além de uma caminhada no dia 20, às 9h, no Parque Municipal de Barueri (Rua Ângela Mirella, 500 – Jardim Maria Tereza). A programação completa pode ser conferida no site www.portal.barueri.sp.gov.br. Caso haja necessidade, médicos fornecerão ainda pedidos para a realização de mamografia.