Com humor, biomédico ensina há 40 anos como se proteger das bactérias

Biomédico mora em Alphaville há 21 anos (Foto: Divulgação)

Morador de Alphaville há 21 anos, o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria, celebra 40 anos de carreira cheio de histórias para contar. Ele ficou famoso quando apresentava, no Programa Fantástico, da TV Globo, o quadro “Tá Limpo” que acabou mudando o nome para “Dr. Bactéria”. Após esse período, ele participou de outros programas, sempre tratando com bom humor esse assunto sério e importante que é saber evitar doenças conhecendo e se protegendo das bactérias, com foco nos alimentos e ambientes.

O gosto pela área já veio cedo. “Aos 11 anos, ganhei de meu pai um microscópio, decidi então que iria estudar este mundo. A Biomedicina caiu como uma luva nestas minhas pretensões pois aliava o estudo destes microorganismos e sua ação tanto no meio ambiente como nos organismos humanos, animais e vegetais”, relembra.

A fama veio anos depois, quando publicou seu segundo livro, “Como não comer fungos, bactérias e outros bichos que fazem mal” (Ed. Manole). “Fui chamado para participar do programa de Olga Bongiovani (TV Bandeirantes). A entrevista foi bem interessante e chamou a atenção do Amaury Jr., que me convidou para fazer outros programas, o Flash e o Mistura Fina. No dia seguinte, ele me apresentou ao Jô Soares, que me convidou a ir em seu programa”, explicou. Depois disso, ele foi contratado pela TV Record, no Programa Note & Anote, da Claudete Troiano, onde ficou por três anos.

O tema também interessou a Globo, que o convidou para dirigir um quadro no Fanstástico. “Fiquei no programa por quatro anos. Na emissora, as equipes não lembravam meu nome e falavam que iriam gravar com o Doutor das Bactérias, daí para Doutor Bactéria foi um passo”, explica. Ele passou ainda pelo Programa Tudo é Possível, da Ana Hickmann, sendo transferido para o Jornalismo da TV Record, onde está até hoje. Figueiredo também é Consultor da Rádio Jovem Pan e Rádio Bandeirantes.

Projetos

O biomédico disse que ainda há muito trabalho pela frente. “As pessoas não colocam mais ovos na porta das geladeiras, colocam na parte interna, não colocam mais SuperBonder na porta da geladeira, colocam o vinagre aberto na geladeira, evitam assoprar bolos de aniversário, usam a esponja de pia só por uma vez por semana, não lavam mais carnes (inclusive frangos). Como você deve ter notado, ainda há uma lista de hábitos errados”, ressalta.

Mas ânimo não falta. Figueiredo quer iniciar um trabalho no YouTube e lançar mais um livro, entre esse ano e o próximo, em parceria com o filho, Ricardo Figueiredo, que também é biomédico. O perfil do biomédico no Instagram é @drbacteriaoficial.