Com 27 casos de Monkeypox, Barueri recomenda uso de máscaras nas escolas

monkeypox barueri
Orientação para uso de máscaras foi publicada no Diário Oficial da Cidade, no dia 3 (Divulgação/Barueri)

Na quinta-feira (8), o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público, por conta da pandemia da Covid-19, com validade a partir de sexta-feira (9).

A medida que auxiliava na prevenção da doença, é indicada por especialistas para evitar também a Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos.

Na contramão do Estado, a Secretaria de Educação de Barueri publicou uma portaria no Diário Oficial de sábado (3) com recomendações de prevenção dos riscos de transmissão da Monkeypox nas escolas. Até terça-feira (6), a cidade tinha 27 casos da doença, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo o documento, as escolas da rede municipal devem observar medidas, como uso de máscaras, lavar sempre as mãos e usar álcool em gel 70%; não compartilhar objetos pessoais; manter ambientes ventilados e intensificar a limpeza e desinfecção das dependências.

Em caso suspeito, a instituição tem que solicitar aos responsáveis que levem o aluno, imediatamente, ao serviço de saúde e informar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou sobre “o distanciamento físico sempre que possível e o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos”.

A importância das ações é reforçada pelo infectologista Leonardo Weissmann, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), “do ponto de vista da prevenção individual, entre as orientações para diminuir o risco de contágio da doença, está usar máscara cirúrgica ao se aproximar de alguém com lesões – que, por sua vez, também deve usar máscaras”, falou.

Prevenção
Entre as principais medidas de prevenção contra a doença está evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele, evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença, higienizar mãos com água e sabão e usar de álcool gel e utilizar máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.

Sintomas

• O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;

• Caroço no pescoço, axila e virilhas;

• Febre;

• Dor de cabeça;

• Calafrios;

• Cansaço;

• Dores musculares.