21.3 C
Tamboré
quinta-feira, 2 maio 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Centro de Hemodiálise de Barueri começa a atender no período noturno

Publicidade • Anuncie Aqui

O Centro de Hemodiálise Dra. Sandra Vicenza Sarno, prédio anexo ao HMB (Hospital Municipal de Barueri) Dr. Francisco Moran, na Vila Porto, começou a funcionar também no período noturno.

Segundo a prefeitura, o novo período implantado, terceiro turno, é das 16h às 20h. “O horário foi criado em 27 de março visando ampliar o serviço e oferecer melhor opção de frequência semanal aos pacientes do equipamento público”, informou.

Os antigos horários permanecem, das 6h às 10h e das 11h às 15h. Nos três turnos em operação, 258 pessoas são submetidas ao tratamento no Centro de Hemodiálise, de acordo com dados da gestão.

Ao todo, há 68 máquinas, incluindo quatro reservas, estações modernas e confortáveis com capacidade para três sessões diárias cada uma. Além disso, tem também duas máquinas para atendimento de urgência, beira leito na UTI, destinadas aos pacientes internados no HMB.   

O Centro de Hemodiálise funciona de segunda a sábado. Diariamente, realiza cerca de 200 atendimentos. Mensalmente, só em janeiro deste ano, foram registrados 3.202 procedimentos.

O responsável técnico de enfermagem, Genivaldo Medeiros dos Santos, conta que houve um crescimento de pacientes no período pós-covid-19, “que deixou pessoas com sequelas, principalmente as mais idosas, diabéticas e hipertensas, que já tinham complicações e foram perdendo a função renal”, explicou. 

Tratamento humanizado  

O atendimento é feito de forma individual. “Depende muito do perfil bioquímico do paciente. Se ele está com creatinina, ureia e potássio elevados, provavelmente precisará de quatro horas diárias de diálise por três vezes na semana”, disse o técnico de enfermagem do Centro de Hemodiálise.

Genivaldo reforça que o trabalho é humanizado desde o recebimento dos pacientes, passando pela coleta de exames, explicação de como funciona o sistema de tratamento de hemodiálise, apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), lanches preparados pela equipe de nutricionistas especializadas em atender pacientes com doença renal crônica, até o tratamento da água para fazer a filtragem do sangue. “É montado todo um planejamento individual, único para cada paciente, conforme a sua necessidade”, garante. 

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também