21.3 C
Tamboré
domingo, 19 maio 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri terá semana para combater o esgotamento profissional, o Burnout

Publicidade • Anuncie Aqui

Um Projeto de Lei de autoria do vereador de Barueri, Reinaldo Campos (PTB), apresentado em sessão do dia 6, institui a semana municipal de combate e conscientização da Síndrome de Burnout.

A proposta está em sintonia com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que incluiu em janeiro deste ano o esgotamento profissional, também conhecido como Síndrome de Burnout, na Classificação Internacional de Doenças, e se refere especificamente a fenômenos relativos ao contexto profissional.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Barueri afirmou que, por meio da rede municipal de saúde, oferta atendimento em saúde mental. “Após o diagnóstico na Unidade Básica de Saúde, o munícipe é encaminhado ao especialista”, disse em nota.

Segundo a psicóloga Cristiane Duez Verzaro dos Santos, do Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico (NAPP) da Faculdade Santa Marcelina, a síndrome se trata de um distúrbio psíquico caracterizado pela sensação de esgotamento físico e emocional provocados por condições de trabalho desgastantes”.

O burnout pode ter diversas causas, mas a principal é o excesso de trabalho, e é muito comum em profissionais que atuam diretamente sob pressão e com responsabilidades constantes. De acordo com Cristiane Duez, esses fatores são frequentemente aliados a questões emocionais, que agravam a pressão emocional assimilada pelo profissional.  

Burnout x Cansaço
Os sintomas mais frequentes da Síndrome de Burnout são a fadiga constante e progressiva, exaustão emocional, distúrbio do sono, dificuldade de concentração, ansiedade, depressão, entre outros. Já o cansaço é uma manifestação física ou mental causada por excesso de esforço.

Cristiane ressalta que o cansaço tem como causa uma sobrecarga profissional e preocupação em demasia. “A situação prolongada pode evoluir para o burnout. O momento de procurar ajuda é quando o incomodo é maior e paralisa o indivíduo”.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também