23.5 C
Tamboré
sexta-feira, 21 junho 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri tem mais de 7 mil notificações de dengue e uma morte pela doença

Publicidade • Anuncie Aqui

Segundo o Painel de Monitoramento da Dengue, plataforma do Governo de São Paulo, até esta sexta-feira (17), Barueri tinha 7.394 notificações, 1.111 casos confirmados; 3.719 casos prováveis, 1 morte e 1 óbito em investigação. Além disso, de acordo com a plataforma, uma ocorrência de dengue é grave e outras 27 estão com sinal de alarme. Os casos podem ser confirmados no site.

Neste sábado (18), os agentes das saúde do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), da Secretaria de Saúde, estarão nos bairros do Jardim Mutinga e Parque Viana.

Os agentes, devidamente identificados com camiseta de combate à dengue e crachá, orientam os munícipes e identificar e destruir possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também da Zika, Chikungunya e da febre amarela.  

As ações ocorrem de acordo com o número de casos positivos da doença que são notificados. A Secretaria de Saúde traça um raio de 200 metros para realizar o trabalho de orientação e a eliminação de criadouros do mosquito.  

Alerta

Recentemente, a diretora do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses, Marta Chaves, alerta para a importância da ação.

“Essa distribuição de folhetos e cartazes é muito importante para que a população local não deixe recipientes que possam conter ou represar água, atraindo o mosquito da dengue. São pequenas atitudes que podem salvar vidas, pois se não houver água parada o mosquito não irá se reproduzir e teremos menor número de pessoas doentes”, ressaltou Marta.  

Ela disse ainda que é importante usar repelente, telas em janelas e manter terrenos limpos. “Sigam as orientações no folder educativo para cada recipiente listado, faça uma vistoria. Com apenas 10 minutos por semana em sua residência você mantém sua família protegida e sua casa livre do mosquito da dengue.  Se o mosquito não nascer não há o que temer”, reforçou a diretora. 

Procurar atendimento médico se tiver: dor nas articulações, dor no fundo dos olhos, febre alta, manchas vermelhas (nem sempre aparecem) e vômito.  

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também