Barueri soma 53 casos de meningite e cinco óbitos

meningite barueri
Dose é indicada para menores de cinco anos e adolescentes de faixas etárias específicas (Rovena Rosa/Agência Brasil)

A cidade de Barueri registrou neste ano, até segunda-feira (7), 53 casos de meningite e cinco óbitos pela doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Em todo o Estado de São Paulo foram contabilizadas 3.675 ocorrências de todos os tipos de meningite e 337 mortes.

Vacinação

De acordo com o governo paulista, a vacinação é fundamental para proteger a população contra a doença. “A atualização da caderneta e a adesão às campanhas auxiliam no aumento das coberturas vacinais e, consequentemente, aumentam a proteção. As vacinas contra meningite estão permanentemente disponíveis nos postos conforme o Calendário Nacional de Vacinação, definido pelo Ministério da Saúde, bem como para profissionais de saúde também”, informou por meio de nota.

Quem deve se imunizar

A vacina Meningo ACWY é recomendada na rotina para adolescentes de 11 e 12 anos e, recentemente, o Ministério da Saúde liberou para uso temporário, até setembro de 2023, para adolescentes de 13 e 14 anos.

A meningo C está liberada para crianças menores de 5 anos na rotina e, de forma temporária, para crianças de 5 a 10 anos e para trabalhadores da saúde. As pessoas das demais faixas etárias não recebem o imunizante.

Confira os endereços das Unidades Básicas de Saúde de Barueri (UBS´s). Lembrando que as doses que protegem contra a meningite são aplicadas apenas para os públicos mencionados acima e não são oferecidas para adultos.