26.7 C
Tamboré
segunda-feira, 15 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri registra 59 casos de H3N2; imunização deve ocorrer no 2º semestre

Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri registrou 59 casos da Influenza A (H3N2), de acordo com dados do Boletim Epidemiológico Municipal, desta quarta-feira (19), uma alta de 68% no número de ocorrências em relação à semana anterior, que teve 35 apontamentos.

Os sintomas da Influenza A (H3N2) são parecidos aos de uma gripe comum: febre alta com início agudo, cefaleia, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse. Em alguns casos pode haver vômito e diarreia. Contudo, estas manifestações não ocorrem com frequência, sendo mais comuns em crianças.

A Secretaria da Saúde de Barueri orienta os munícipes a procurarem os prontos-socorros apenas quando manifestarem sintomas mais graves, como febre alta e dificuldade para respirar, por exemplo. “Também é indicado ir com apenas um acompanhante, se necessário, e que este aguarde fora da unidade, para evitar de ser contaminado. Casos mais leves devem ser tratados em casa e, se for necessário, buscar a UBS”, disse em nota a pasta.

Vacinação fica para o 2º semestre
Sobre a vacinação contra a Influenza, a pasta ressaltou que “aguarda as diretrizes federal e estadual, assim como o recebimento de doses para realizar a Campanha de Vacinação contra Influenza em 2022.

Porém, segundo o estado, um nova campanha de vacinação está prevista somente para o segundo trimestre deste ano, com um imunizante produzido com os vírus em circulação no momento. As vacinas já vem sendo produzidas pelo Instituto Butantan. Em abril do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde de SP promoveu a campanha de vacinação; foram imunizadas 13,1 milhões de pessoas.

H3N2 – Entenda mais a doença
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A e é um dos principais responsáveis pela gripe e pelos resfriados. Assim como ocorre com o coronavírus, o vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, por meio de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala. Por isso, é fundamental utilizar máscaras em ambientes fechados e manter os hábitos adquiridos ao longo da pandemia de coronavírus, como lavar as mãos com frequência e manter distanciamento social

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também