21.3 C
Tamboré
domingo, 19 maio 2024
Home Saúde Barueri registra 47 notificações de meningite

Barueri registra 47 notificações de meningite

0
Barueri registra 47 notificações de meningite
Vacina é indicada no calendário básico de vacinação infantil (Tânia Rego/Agência Brasil)

A cidade de Barueri registrou 47 casos de meningite neste ano, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Já a Prefeitura, informou 45 ocorrências. No Estado foram anotados 3.269 casos de todos os tipos da doença e 310 óbitos. Na cidade, quatro pessoas morreram, afirmou o Estado.

A vacina contra meningite está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Barueri para crianças e adolescentes (de 11 e 12 anos), mas até junho de 2023 adolescentes não vacinados de 13 e 14 anos de idade também poderão se imunizar.

Adultos não recebem a dose. A vacinação meningocócica nesse público apenas é realizada considerando a situação epidemiológica do momento e normativas técnicas do Ministério da Saúde. Os endereços e horários de atendimento podem ser conferidos pelo link.

A doença
A doença é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, “a maioria dos tipos de meningite evolui positivamente, sem deixar sequelas, contudo, quanto a meningite meningocócica é um tipo de meningite grave e contagiosa, capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte”.

A pasta ressalta que, que de acordo com a Norma Técnica do Programa de Imunização, a “vacinação contra Meningocócica C (Conjugada) está no Calendário Nacional de Vacinação da Criança e não está no Calendário Nacional de Vacinação do adulto, sendo indicada apenas para crianças menores de 5 anos”, ressaltou a gestão. Em casos de surtos, a estratégia de vacinação é definida após análise.