24.1 C
Tamboré
quinta-feira, 23 maio 2024
Home Saúde Barueri é menos vulnerável à pandemia do que Parnaíba, aponta Índice Votorantim

Barueri é menos vulnerável à pandemia do que Parnaíba, aponta Índice Votorantim

0
Barueri é menos vulnerável à pandemia do que Parnaíba, aponta Índice Votorantim
O estufo inclui os dados da população que recebeu pelo menos uma dose de reforço da vacina contra o novo coronavírus (Myke Sena/MS)

A cidade de Barueri anotou índice sobre exposição à pandemia da Covid-19 próximo ao registrado pela capital. Os dados são do Instituto Votorantim. O Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) foi de 43,3 em Barueri e de 42,9 em São Paulo.

Barueri segue com melhor avaliação quando comparada a cidades da região, como Santana de Parnaíba, por exemplo, que anotou índice 47,61.

O levantamento atesta a eficácia da imunização no impacto na redução de óbitos: cada ponto percentual da população vacinada gerou uma redução de 4,5 óbitos a cada 100 mil habitantes.

O IVM classifica todos os municípios brasileiros em relação ao seu grau de vulnerabilidade à pandemia, com nota de 0 a 10, considerando indicadores como capacidade municipal de resposta à crise de Covid-19, estrutura de sistema de saúde, população vulnerável e economia local, entre outros.

Outro indicador que compõe o eixo é o Índice de Eficiência no Enfrentamento à Pandemia (IEEP), lançado no ano passado. O IEEP calcula a divergência do número oficial de óbitos e a média esperada de acordo com as condições de vulnerabilidade dos municípios, sendo um termômetro da capacidade de resposta a novas crises de saúde. Entre as capitais, Florianópolis, São Paulo e Palmas mantiveram a liderança como as mais eficazes.

“O IEEP foi criado para ajudar os municípios a entenderem se suas ações estão sendo eficazes para evitar mortes. O indicador é um alerta, uma medida de antecipação da capacidade de enfrentamento do município também a outras crises sanitárias que possam surgir”, afirma Rafael Gioielli, gerente-geral do Instituto Votorantim.

Indicadores da cidade do IVM 2022

População Vulnerável 58,17

Economia Local 24,53

Estrutura do Sistema de Saúde 84,37

Organização do Sistema de Saúde 24,63

Capacidade Fiscal da Administração Municipal 2,11

Capacidade Municipal de Resposta à Crise da Covid-19 41,88

Dados da Covid-19 em Barueri (Atualizado em 5/9)

  • Casos Confirmados 45.933
  • Confirmados – por mil hab.164,22
  • Óbitos 1.257
  • Óbitos – por mil hab.4,49