21.8 C
Tamboré
quinta-feira, 23 maio 2024
Home Saúde Anvisa libera importação de vacina contra vírus Monkeypox

Anvisa libera importação de vacina contra vírus Monkeypox

0
Anvisa libera importação de vacina contra vírus Monkeypox
Ministério da Saúde definirá grupos prioritários para receber imunizante (Patrick T. FALLON / AFP)

Nesta sexta-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou  a importação de medicamentos e vacinas contra a monkeypox (varíola dos macacos) sem registro no Brasil. A medida foi aprovada em caráter excepcional e temporário.

A decisão não dispensa de fato o registro, mas estabelece uma forma de autorizar produtos para monkeypox de forma mais rápida no país.

Agora, o Ministério da Saúde pode solicitar à Agência a dispensa de registro de medicamentos e vacinas que já tenham sido aprovados; as condições do medicamento ou da vacina devem ser as mesmas das aprovadas em outras agências reguladoras.

O pedido de dispensa de registro será avaliado, com prioridade, pelas áreas técnicas da Anvisa e a decisão deverá ocorrer em até 7 dias úteis. A medida simplifica a análise de documentos e facilita o acesso da população aos medicamentos ou imunizantes.

Segundo a Agência Nacional, também caberá ao Ministério estabelecer os grupos vulneráveis e prioritários para uso do medicamento ou vacina bem como promover o monitoramento dos medicamentos ou vacinas importados e gerenciar as orientações para notificações de eventos adversos e queixas técnicas e as orientações aos serviços de saúde.