Anvisa aprova vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças entre 6 meses e 4 anos

vacina covid bebês
Ministério da Saúde será responsável por estabelecer o calendário, doses terão tampas cor vinho (Sandro Araújo/Agência Saúde DF)

A Anvisa aprovou a ampliação de uso da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças entre 6 meses e 4 anos de idade. Agora, cabe ao Ministério da Saúde a decisão e o estabelecimento do calendário para as faixas etárias específicas.

A autorização veio após uma análise técnica de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz também para esse público.

Especificações da vacina

A dose para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas.

A formulação do imunizante deverá ser aplicada em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas). As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose aplicada pelo menos oito semanas após a segunda.

A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos responsáveis que levarão as crianças para serem vacinadas. O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.

Infografico - apresentações da vacina da Pfizer