22.5 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Chuvas de verão aumentam o risco de dengue; Prefeitura de Barueri faz alerta

Publicidade • Anuncie Aqui

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, alerta os moradores sobre os perigos da dengue, principalmente no mês de janeiro, devido ao período de férias e ao aumento das chuvas de verão. Isso porque o mosquito transmissor da dengue, zika e outras doenças, o Aedes aegypti, se prolifera em ambientes com acúmulo de água.

De acordo com o Departamento Técnico De Controle de Zoonoses (DTCZ), a melhor forma de prevenir a doença é evitar deixar água parada em qualquer objeto que possa ter um criadouro como pneus soltos, garrafas, calhas, piscinas, vasinhos de plantas, caixas d’água (que devem ser cobertas), bandeja de ar-condicionado, ralos, vasilhames para água e comida de animais domésticos, por exemplo.

Apesar do número de ocorrências da doença no município registrarem queda de 6,4%, entre os casos dos 11 meses de 2021 em relação ao mesmo período de 2022, a prevenção segue como a principal orientação. “Por isso é fundamental que as pessoas tomem todos os cuidados para evitar a proliferação do vírus. A Secretaria de Saúde está atenta ao problema e já tomou as providências para evitar o crescimento das doenças, mas é preciso que todos os moradores estejam atentos aos focos dos mosquitos em suas residências”, recomendou o secretário de Saúde, Dionisio Alvarez Mateos Filho.

Viagens

Para as pessoas que viajam nesta época, é importante ficarem atentas às regiões de destino, caso sejam áreas de risco de transmissão. A administração municipal recomenda evitar tais regiões, mas caso não seja possível, sempre usar repelentes e não ingressar em áreas de mata.

Para o Departamento de Zoonoses, “a grande preocupação com os casos em que a pessoa adquire o vírus durante viagens é em relação ao período de transmissão. Muitas vezes ela retorna para o município de origem em período de viremia (contaminada), podendo infectar outros mosquitos ao ser picada, que podem transmitir dengue a outras pessoas”.

Sinais e sintomas
A pessoa contaminada pode ter febre alta, dores nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo. A orientação é que o cidadão procure um serviço de saúde mais próximo, evite a automedicação e informe se esteve em área de risco de contaminação.

Vale lembrar que uma pessoa contaminada pode ser um vetor, caso um mosquito sem o vírus picar o doente e introduzir o vírus em outro indivíduo.  

Como acionar a prefeitura
Em caso de identificação de água parada em algum local, o munícipe pode ligar no Disk Dengue por meio do telefone: 08007717207 de segunda a sexta feira, das 8h às 17h.

Para situações em que o munícipe verificar algum imóvel com mato alto, entulho e sem manutenção, deverá comunicar a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) pelo número (11) 4199-1500, a qual identifica e notifica o responsável para limpeza do lote.

Para problemas com mato, lixo e entulho em locais de uso público, praças, calçadas e passeios públicos, deve encaminhar queixa para Secretaria de Serviços Municipais (11 – 4162-7300).

Sintomas da doença
O principal sintoma da dengue é a febre alta que surge repentinamente e dura cerca de 2 a 7 dias. Além da febre, podem ser notados outros sintomas como sensação de mal estar geral, náuseas, vômitos, dor de cabeça, cansaço excessivo e manchas vermelhas na pele, por exemplo.

Em caso de suspeita de dengue, a recomendação é de que a pessoa beba bastante líquidos e vá ao médico para confirmar a infecção. Os endereços das Unidades Básicas de Saúde podem ser conferidos pelo link.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também