Saúde continua prioridade no 2º ano de mandato, diz Furlan

“Muitas filas já zeramos, agora só estamos atendendo a demanda. A espera já não é tão longa para algumas especialidades“ Foto: Rodrigo Albertini

Após um primeiro ano de gestão para colocar “a casa em or­dem”, onde foi necessário buscar a estabilização para realizar ajustes em setores, além de implan­tar novos projetos do plano de governo, o pre­feito de Barueri Rubens Furlan (PSBD) afirmou à reportagem do JB que a situação da cidade está melhorando. O mandatá­rio detalhou quais são os principais projetos da ad­ministração para o muni­cípio, que terá como foco central a área da saúde.

O prefeito reconheceu que o Hospital Municipal Dr. Francisco Moran ficou sobrecarregado nos últi­mos meses, com cerca de 10 mil exames mensais, em média.

A demanda reprimida, segundo ele, veio por conta de anos sem atendimento direcionado na área. “Pegamos uma fila de exame extensa, você marcava e esperava um atendimento para dali a um ano e meio. Muitas filas nós já zeramos, agora só estamos atendendo a demanda. Algumas espe­cialidades não consegui­mos ainda, mas já não é tão longa a espera”, disse.

Para desafogar o Hos­pital, a gestão está cons­truindo um Centro de Diag­nósticos, que será erguido no antigo prédio da PUC, na Vila Porto. No local serão realizados exames ambulatoriais, como to­mografias e ressonâncias magnéticas, que ainda não é disponível na cidade. Além disso, de acordo com o prefeito, dois prontos-so­corros serão construídos, um no Jardim Paulista e outro no Jardim Mutinga. “O projeto está terminado, agora já vai pra fase licita­tória”, explicou o prefeito.

Furlan também citou a construção de um pré­dio só para consultas de especialidades médicas, ao lado da Igreja Católica Matriz, no Centro. “Nós te­mos agora cerca de 20 con­sultórios con­sultórios e vamos passar para 85, todos integrados à rede. Há ainda a cons­trução da UBS do Tupã e terminaremos também a obra no Vale do Sol, que estava parada há 5 anos”, ressaltou.

Perda de receita

Apesar de o município perder R$ 300 milhões da receita devido a mudanças no ISS, a gestão garante que além dos projetos na área da saúde, são plane­jados investimentos em segurança pública e mo­bilidade urbana. Novas ar­mas, coletes, uniformes e viaturas foram comprados para a Guarda Civil Munici­pal e estão sendo realiza­das obras de alargamento de vias e a construção do viaduto sobre a Alameda Araguaia, para desafogar o trânsito, neste caso, na região de Alphaville.