Ministério da Saúde deve liberar 4ª dose contra Covid-19 para pessoas acima de 40 anos

vacina Covid-19 Barueri
Cidade aplicará a dose, conforme recebimento do Ministério da Saúde (Karina Borges/Secom Barueri)

O Ministério da Saúde deve liberar a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com mais de 40 anos, a partir da próxima semana. A medida foi discutida na quinta-feira (16), durante uma reunião do PNI (Programa Nacional de Imunização). O anúncio oficial deve sair nos próximos dias.

No início de junho, o Ministério já havia recomendado a quarta dose do imunizante a pessoas acima dos 50 anos. Pode receber o reforço quem tomou a última dose há mais de quatro meses.

O motivo para ampliar a vacinação, segundo a pasta, é o aumento da transmissão da Covid-19, com crescimento de ocorrências graves, hospitalizações e óbitos, observados principalmente em locais em que as coberturas vacinais não atingiram níveis ideais.

Casos

De acordo com a Prefeitura de Barueri, 157 casos confirmados da doença foram contabilizados na cidade em abril, 706 em maio e, de 1 a 14 de junho, 450. Houve também um crescimento nas internações de casos suspeitos e/ou confirmados nos últimos 30 dias, sendo que de 15 de abril a 14 de maio, foram 15 novas internações, enquanto de 15 de maio a 13 de junho, 47.

Vacinação

Em Barueri, a partir desta segunda-feira (20), o horário de vacinação contra a doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) será estendido, durante os dias da semana. O objetivo é incentivar a população se imunizar contra a Covid-19 e ampliar a cobertura vacinal. Informações do atendimento no site.