27.4 C
Tamboré
sexta-feira, 26 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Mesmo com a pandemia, HMB manteve estoque suficiente de leite materno

Publicidade • Anuncie Aqui

Segundo dados do Ministério da Saúde, o leite materno pode reduzir até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos, além de reduzir em 6% os riscos de desenvolver um câncer de mama a cada ano que a mulher amamenta.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno e da doação do leite humano, nesta quarta-feira (19) foi celebrado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Neste ano, o tema é “Doação de Leite Humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”.

O Hospital Municipal de Barueri é um dos apoiadores dessa campanha. De acordo com dados da unidade, apesar da pandemia da Covid-19, desde março de 2020 até maio deste ano, o banco de leite manteve a média de 110 litros no estoque da unidade. Atualmente, essa quantidade é suficiente para atender os bebês internados.

“Neste momento, com um litro de leite, nós conseguimos atender cerca de sete bebês. Só que essa quantidade varia de acordo com a prescrição médica de cada paciente e também com a evolução do quadro. Por exemplo, um recém-nascido pode receber 1 ml de leite a cada três horas, ou seja, em um dia, ele consome 8 ml. E no dia seguinte, ele passa a receber 2 ml, então, são 16 ml no total”, explicou Priscila Zanotte, nutricionista do Banco.

Doações
Para manter o estoque do banco de leite abastecido, a doação é muito importante. Interessadas podem entrar em contato diretamente com o Banco de Leite pelo telefone (11 2575-3269) ou por e-mail ([email protected]).

Neste processo, será solicitado o envio de exames para atestar a saúde da doadora. Após a avaliação médica, serão passadas todas as instruções para a doação, o que inclui, como fazer a ordenha, o armazenamento em vidro esterilizado e com tampa de plástico e o processo de congelamento.

Depois, é só a doadora avisar para que o endereço seja incluído na rota de coleta. O HMB realiza a retirada dos frascos com leite nas casas das doadoras duas vezes por semana.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também