22.7 C
Tamboré
segunda-feira, 22 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Lei aprovada em Barueri orienta mães sobre direito de escolha ao parto cesariana

Publicidade • Anuncie Aqui

Legislação é de autoria do vereador Allan Miranda e busca dar mais voz as mulheres

Levar ao conhecimento da população o direito da escolha pelo parto cesário. Este é o principal objetivo do projeto de lei de autoria do vereador Allan Miranda, aprovado e sancionado pela Prefeitura de Barueri em dezembro. Segundo a administração, a lei de política de conscientização do parto cesário eletivo é só uma continuação da postura que a cidade já tinha de dar voz às mães.

“Deixamos bem claro os riscos da cesariana e suas consequências. As ações, nesse sentido, são realizadas dentro da maternidade, nas UBSs durante os pré-natais e sempre que alguém busca por esse tipo de orientação, pois a informação precisa estar ao alcance de todas as mulheres para que saibam fazer a escolha mais segura para si e para o bebê”, destacou a administração

A decisão de Barueri vem embalada com a sanção da lei de autoria da deputada Janaina Paschoal em 2019, que garante à gestante a possibilidade de optar pela cesariana, com analgesia, a partir de 39 semanas de gestação. Nela, a gestante em trabalho de parto, chegando à maternidade, pode fazer a solicitação da cirurgia.

Sobre a lei de autoria da deputada Janaina Paschoal, David Pares, chefe do departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) ressalta que ela não permite um agendamento antecipadamente da cesária. “Algumas pessoas interpretam esta lei de forma errada, achando que pode agendar o procedimento. Outra questão abordada na nova norma é que a analgesia deve ser oferecida durante o trabalho de parto”, explicou.

Parto normal X Cesariana

Parto normal ou cesariana? Esta é uma dúvida que sempre ronda as futuras mamães. Segundo o especialista David Pares, o procedimento de forma natural é sempre a melhor opção. “Na cesariana, a paciente tem maior chance de sangramento, infecções. Já no parto normal, a recuperação materna é melhor e mais rápida e a função respiratória do recém-nascido também é melhor”, destacou.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também