Barueri anota queda de 8,3% nos casos de dengue no 1º quadrimestre

dengue Barueri
Agentes de saúde realizam, com frequência, mutirões de inspeções em imóveis contra o mosquito Aedes Aegypti (Divulgação/Secom Barueri)

Barueri anotou, em média, oito casos de dengue por mês neste ano, quando considerado o período de janeiro até abril. Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP), a cidade registrou no total 33 ocorrências da doença.

Na comparação com o primeiro quadrimestre de 2021, o número é menor, quando foram
registrados 36 casos da doença, queda de 8,3% das ocorrências. O dado vai na contramão do país, que vive uma ‘explosão’ de casos de dengue.

Desde o início do ano até o dia 18 de abril, o país já registrou 745,9 mil casos de dengue, um aumento de 234,5% em relação a 2021, quando foram contabilizados 223,2 mil. Os números foram divulgados hoje (5) pelo Ministério da Saúde.

Prevenção

Segundo a Prefeitura de Barueri, os agentes de saúde realizam um trabalho constante de prevenção contra a dengue. São distribuídos materiais informativos, feitas palestras na rede escolar e visitas domiciliares com mutirões de inspeção, para detectar larvas e o mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.

De acordo com a gestão, 80% dos criadores do mosquito estão dentro dos domicílios. O Aedes aegypti se prolifera em todo tipo de recipiente que possa acumular água (garrafas, embalagens descartáveis, latas, pneus). “Por isso a necessidade da adesão da população nos esforços contra a doença”, ressalta a administração.

Disque Dengue 

A população de Barueri tem à disposição o Disque Dengue (0800-7717207), que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Neste telefone o morador recebe informações sobre a doença e indica locais abandonados e mesmo imóveis particulares que, potencialmente, podem tornar-se criadores da larva do mosquito. A ligação é gratuita.