22.5 C
Tamboré
quarta-feira, 24 abril 2024
Home Saúde Centro de Diagnósticos tem atendimento exclusivo para mulheres – Saúde Barueri

Centro de Diagnósticos tem atendimento exclusivo para mulheres – Saúde Barueri

0
Centro de Diagnósticos tem atendimento exclusivo para mulheres – Saúde Barueri
O espaço conta com dois equipamentos de mamografia digital, que faz o mapeamento do tecido da mama da paciente e é o meio de avaliação médica mais eficaz no diagnóstico do câncer de mama (Foto: Divulgação Secom Barueri)

De janeiro a março, o Núcleo de Saúde da Mulher no Centro de Diagnósticos Maria Mariano Meneghin, na Vila Porto, em Barueri, realizou, em média, 3.200 exames. Foram 1.746 mamografias, 164 colposcopias, 574 densitometrias, 12 ultrassons morfológicos e 707 ultrassons obstétricos.

Instalado em um moderno espaço de cerca de 600 metros quadrados, o Núcleo tem 10 funcionários e quatro médicos atuando por turno, o Núcleo oferece às pacientes um atendimento mais acolhedor, segundo a supervisora de radiologia do Centro, Cíntia Gislaine Tacola. “No Centro, à exceção de alguns médicos, a equipe é majoritariamente formada por mulheres. “A maneira de explicar os casos às pacientes é melhor. Muitas vêm apenas com um pré-diagnóstico e sentem-se mais tranquilas depois da consulta conosco”, explicou.

O espaço conta com dois equipamentos de mamografia digital, que faz o mapeamento do tecido da mama da paciente e é o meio de avaliação médica mais eficaz no diagnóstico do câncer de mama, um dos cânceres que mais atinge o público feminino, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), responsável por 29,7% pelos casos da doença.

Outros exames
O Centro também possui um aparelho de estereotaxia, que permite a biópsia orientada por radiografia de pequenas lesões. Os vários ângulos das radiografias feitas permitem localizar com exatidão pequenos nódulos e microcalcificações. Ou o de densitometria óssea, que avalia a densidade mineral dos ossos e é o meio mais recomendado para o diagnóstico da osteoporose, enfermidade que acomete mais as mulheres na maioria dos casos.

Há ainda espaço para a colposcopia, que permite a avaliação em detalhes do genital inferior feminino (vulva, vagina e colo do útero) e para a tomossíntese, equipamento semelhante ao mamógrafo, que fornece imagens bidimensionais em vários ângulos da mama, de modo a fazer um diagnóstico ainda mais preciso do caso.

Os atendimentos serão realizados conforme encaminhamentos da rede de saúde.O Centro de Diagnósticos de Barueri foi construído pela Prefeitura de Barueri e entregue em agosto de 2019.