20.3 C
Tamboré
quinta-feira, 28 março 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri terá Outubro Rosa com mamografia e ações especiais

Publicidade • Anuncie Aqui

No próximo mês é celebrado o “Outu­bro Rosa”, movimento de conscientização sobre o câncer de mama. Para alertar sobre a importância da prevenção e do diag­nóstico da doença, a Pre­feitura de Barueri preparou ações especiais (veja abaixo). A partir da próxima terça-feira (26), até 10 de outubro, Alphaville (Ave­nida Tamboré 1.473) re­ceberá a carreta-móvel do Programa Mulheres de Pei­to, onde serão realizados exames de mamografia gratuitos para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem a necessida­de de apresentar pedido médico. O pedido foi feito pelo deputado Gil Lancaster. As pacientes fora dessa faixa etária também pode­rão fazer o exame, desde que tenham em mãos um pedido médico.

O atendimento aconte­cerá de segunda a sexta, das 9h às 17h, com dis­tribuição de 50 senhas diariamente. Aos sábados, das 9h às 12h, serão entre­gues 25 senhas. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Antônio Frasson, “é preciso que o público fe­minino tenha consciência da importância do assunto não só em outubro, mas durante o ano todo.

Muitas vezes, o tumor pode demorar de 7 a 10 anos para atingir 1 cm. De­pois disso, dobra de tama­nho a cada seis meses. Por isso o diagnóstico precoce é a linha determinante en­tre a maior ou menor chan­ce de cura da doença”, explicou. No município, os exames são solicitados por médicos especialistas, feitos no Hospital Muni­cipal e, em caso positivo da doença, o paciente é acompanhado também na área psicológica, por meio do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.

A Prefeitura irá cons­truir o Centro de Diagnós­tico, na Vila Porto, onde serão feitos estes e demais exames, o que, segundo a administração, “deve zerar a fila de espera”.

Programação

Dia 2/10 – Está prevista uma exposição de fotos das mulheres que participaram de atividades no Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, sobre o assunto, desde junho deste ano.

Iluminação – Os principais monumentos da cidade devem ser iluminados com cor rosa: Monu­mento à Solidariedade, Fonte Cunhatã, Herma de Yojiro Takaoka, Fonte do Progresso, Praça das Bandeiras entre outras. O bulevar central será carac­terizado com um laço rosa, simbolizando a importância do diagnóstico precoce.

Haverá ainda uma edição especial da Zumbalada e a “Pedalada Rosa”. Para o encerramento, dia 27, está previsto um baile benefi­cente que arrecadará fun­dos ao Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também