23.5 C
Tamboré
sexta-feira, 21 junho 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Na contramão do Estado, Barueri e Parnaíba têm queda no número de novos casos de dengue

Publicidade • Anuncie Aqui

De acordo com dados do Painel de Monitoramento da Dengue do Governo de SP, Barueri e Santana de Parnaíba têm registrado redução no número de novos casos da doença, na contramão do Estado que já anotou mais de 1.000 óbitos (leia mais abaixo). 

Segundo a ferramenta paulista, na semana epidemiológica 21, a mais recente divulgada, o município barueriense chegou a 13 novas ocorrências de dengue, enquanto na semana 20, foram 20. A redução foi de 35% na quantidade de novos casos de uma semana para outra.

Já em Parnaíba, na semana epidemiológica 20, foram anotadas 68 novas ocorrências positivas da doença, caindo para 39 na semana 21, uma queda de 42,64%. 

Alerta

Apesar da redução, a população ainda precisa ficar alerta com a doença. De acordo com a plataforma estadual, do começo do ano até esta quinta-feira (6), Barueri chegou a um total de 1.604 ocorrências confirmadas e dois óbitos. Em 2023, segundo dados do CVE, a cidade não passou de 165 casos de dengue.

Já em Santana de Parnaíba, dados disponibilizados no site da prefeitura mostraram que, até esta quinta-feira (6), o município tinha 3.486 ocorrências da doença e uma morte. Em 2023 inteiro, o número de casos chegou a 81. 

São Paulo registrou mais de 1.000 óbitos

O estado de São Paulo registrou 1.004 óbitos por dengue em 2024, segundo os dados do painel de monitoramento da doença divulgados nesta quinta-feira (6) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Além disso, 1.161 óbitos ainda estão em investigação. O número total de casos confirmados anotou a 1.417.742. Destes, 1.763 são considerados graves.

Prevenção

Entre as medidas preventivas, está a eliminação de acúmulo de água parada em vasos, pneus e garrafas, por exemplo. Os sintomas da doença são febre, dor no corpo, dor de cabeça, vômitos, entre outros. Neste caso, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Segundo a prefeitura, agentes municipais realizam visitas de casa em casa durante todo o ano. A população pode acionar o Departamento Técnico em Controle de Zoonoses pelo telefone (11 4198-0424).

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também