Lula recebe apoios de Tebet e FHC e Bolsonaro a adesão de mais governadores

eleições 2022
Tebet anunciou que apoia Lula e Ratinjo Jr está ao lado de Bolsonaro (Divulgação)

Em dia onde se contabilizou mais adesões às candidaturas à presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), nesta quarta-feira (5), o Instituto Ipec divulgou pesquisa que aponta que o ex-presidente tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente tem 43%. O levantamento foi encomendado pela Globo.

As entrevistas foram feitas entre segunda-feira (3) e quarta-feira (5), e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022.

Neste dia, Lula recebeu apoios do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O apoio mais celebrado, no entanto, foi o da a senadora Simone Tebet (MDB), terceira colocada na corrida eleitoral ao Planalto, que formalizou a adesão ao petista. “Reconheço em Lula o compromisso com a democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente”, declarou Tebet.

Por seu lado, Bolsonaro recebeu o apoio formal dos governadores reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná.

Ibaneis disse que o foco da campanha estará em buscar votos da população “mais carente”.

Apoio de governadores

Na corrida em busca de apoios para as eleições do 2º turno, que ocorrem no dia 30 de outubro, dos 15 governadores vitoriosos nas urnas no 1º turno, oito estão ao lado de Bolsonaro e cinco aderiram a Lula.