26.9 C
Tamboré
segunda-feira, 20 maio 2024
Home Política Eleições 2022: Urna dará um segundo a mais para eleitor conferir cada voto

Eleições 2022: Urna dará um segundo a mais para eleitor conferir cada voto

0
Eleições 2022: Urna dará um segundo a mais para eleitor conferir cada voto
Tela exibirá aviso 'confira seu voto' e, um segundo depois, eleitor poderá confirmar ou corrigir (Tânia Rego/Agência Brasil)

A Justiça Eleitoral incorporou uma novidade às urnas eletrônicas para a votação deste ano: os eleitores terão um segundo adicional para conferir cada voto digitado nos equipamentos.

Depois que o eleitor digitou o número de um candidato, a tela vai mostrar um aviso: “confira seu voto”. O tempo servirá para que o eleitor observe, mais uma vez, se o número e o candidato estão corretos.

Ao longo desse segundo, se o eleitor tentar confirmar ou corrigir o voto, não acontece nada – a urna não vai atender ao comando. Em vez disso, vai apenas emitir um alerta sonoro. Não haverá interrupção nem anulação de voto, e não será preciso recomeçar o processo.

Quando o aviso de “confira seu voto” se apagar, o eleitor pode apertar o botão “confirma”, de cor verde, e seguir a votação – ou apertar o “corrige”, de cor laranja, e digitar um novo número para aquele cargo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que o registro do voto só ocorre depois que o eleitor aperta a tecla “confirma”.