19.6 C
Tamboré
segunda-feira, 27 maio 2024
Home Política Eleições 2022: Saiba o que é permitido no domingo (2)

Eleições 2022: Saiba o que é permitido no domingo (2)

0
Eleições 2022: Saiba o que é permitido no domingo (2)
A colinha eleitoral é permitida (Roberto Jayme/Ascom/TSE)

Neste domingo (2), primeiro turno das eleições, é dia de escolher representantes de cinco cargos: presidente, senador, governador e deputado federal e estadual/distrital.

E precisa memorizar tantos números? Não. Basta anotar tudo em um papel e levar na hora de votar, a chamada cola eleitoral. Isso é permitido levar para a urna.

Entrar na cabina de votação com os números das candidatas e candidatos escolhidos anotados em um papel torna mais rápida a digitação dos números na urna e ajuda a lembrar a ordem da votação. Além disso, contribui para reduzir as filas nas seções eleitorais.

O que é proibido levar para dentro da cabine de votação então? Celular, ou aparelhos que fazem registro de imagem, e armas.

Muitas pessoas vão levar o celular para apresentar o E-título e isso pode ser feito. Mas, o aparelho deve ficar com o mesário enquanto o eleitor deposita o voto na urna. Quem desrespeitar essa regra vai ser impedido de votar.

Camisetas, adesivos, bandeiras e santinhos

A manifestação individual e silenciosa por meio de bandeiras, broches, adesivos, camisetas e outros adornos é permitida. Assim, é possível votar com a camiseta de candidata ou candidato, mas não é permitido pedir votos a outras eleitoras e eleitores.

Também é proibida, até o término do horário da votação, a aglomeração de pessoas com camisetas, bandeiras e adereços de propaganda, de modo a caracterizar “boca de urna”.

Adesivos colados em veículos e bens particulares também são permitidos e não precisam ser removidos no dia do pleito.

A distribuição de santinhos e outros materiais impressos é proibida. Isso não impede que as pessoas levem o santinho de seu candidato para lembrar o número no momento do voto.