Ciro Gomes declara apoio a Lula e Rodrigo anuncia voto em Bolsonaro

2º turno eleições 2022
Ciro ficou em 4º lugar na disputa pela presidência e Garcia em 3º na corrida pelo Governo de SP (Divulgação)

mNa corrida em busca de apoios para a disputa do 2º turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu na frente, após o anúncio de Ciro Gomes (PDT), quarto colocado nas eleições.

Ciro anunciou o apoio nesta terça-feira (4), em decisão que acompanha a sua legenda para enfrentar o nome do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), nas eleições marcadas para o dia 30 de outubro. Pelo acordo, Lula teve de incluir três das propostas de Ciro em seus projetos de governo.

“Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o nosso povo a essa situação grave e ameaçadora”, disse Ciro.

Voto tucano e mineiro 
Horas depois, foi a vez do governador de SP, Rodrigo Garcia (PSDB), terceiro colocado na disputa ao governo do Estado, anunciar apoio a Bolsonaro, além de declarar voto ao seu opositor na corrida em SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que vai enfrentar Fernando Haddad (PT) no segundo turno.

“Estou há 27 anos na vida pública. Sempre combati o PT. Na campanha, disse várias vezes que SP é o estado mais forte do país porque nunca foi governado pelo PT. Tenho coerência. E declaro meu apoio à reeleição de Jair Bolsonaro e de Tarcísio de Freitas para o governo de SP”, postou Rodrigo em suas redes sociais.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também anunciou o apoio à reeleição do presidente.