14.7 C
Tamboré
terça-feira, 23 julho 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Junho destaca a a importância da logística portuária na transição energética

Publicidade • Anuncie Aqui

À medida que o mundo avança em direção a fontes de energia mais sustentáveis, a eficiência dos portos se torna fundamental para a movimentação e armazenamento de novas formas de energia, como hidrogênio verde e amônia, destacando o papel vital que a logística portuária desempenha na transição energética global.

Segundo um relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) de 2022, a logística eficiente é essencial para viabilizar a transição energética. Portos bem equipados e estrategicamente localizados podem facilitar o transporte seguro e eficiente de combustíveis renováveis, reduzindo a pegada de carbono das operações logísticas. Em destaque estão ações de descarbonização na busca em reduzir a dependência de fósseis combustíveis na indústria, transportes e aquecimento doméstico, com a introdução da eletrificação como forma de energia substituta e mais eficiente.

A logística portuária deve se adaptar às novas formas de transporte de mercadorias entre continentes, promovendo economias locais, nacionais e internacionais. Com a transição energética em curso globalmente, a importância dos portos cresce ainda mais. Eles servem como pontos cruciais para a entrada e saída de tecnologias de energia limpa, apoiando parques solares e eólicos, tanto onshore quanto offshore. A energia renovável gerada é fundamental para a produção de Hidrogênio Verde, essencial na transição energética.

Além disso, a adoção de “portos verdes” está ganhando força. De acordo com a Organização Marítima Internacional (IMO), esses portos utilizam fontes de energia renovável e implementam práticas de operação sustentáveis, contribuindo significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa. O Banco Mundial também ressalta que investimentos em infraestrutura portuária sustentável são essenciais para o sucesso da transição energética. A implementação de tecnologias avançadas e a melhoria das práticas logísticas podem aumentar a eficiência e reduzir os custos, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia global.

Leandro Gomes, General Operation Manager da C-Freight empresa que atua no setor de transporte no modal marítimo, afirma: “Investir em logística portuária sustentável não é apenas uma necessidade ambiental, mas também uma oportunidade econômica. Portos eficientes e sustentáveis são pilares fundamentais para uma economia de baixo carbono. Neste mês da logística, reafirmamos a importância de continuar investindo em soluções logísticas inovadoras que suportem a transição energética e promovam um futuro mais sustentável para todos.”

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também