Contra o crime, Barueri terá sistema inteligente

Agentes poderão monitorar posicionamento das viaturas em tempo realFoto: Charles Félix/SSMU Barueri

A Prefeitura de Barueri comprará um sistema inteligente para planejar e controlar todas as acões e ocorrências da cidade, ligadas à Central de Controle da Guarda Civil Municipal, além de ser um reforço contra a criminalidade, medida que vem ao encontro do conceito de Cidades Inteligentes. A informacão foi dada pela secretária de Seguranca e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita, durante entrevista exclusiva ao JB.

Segundo a secretária, “com a ferramenta os atendentes já farão análise da área, terão a visão das viaturas mais próximas do local e com isso teremos mais controle, além de otimizar o atendimento. Hoje há ocorrências que demoram 50 minutos. Com a novidade, estimamos chegar ao local em tempo recorde de cinco minutos”, explicou.

A previsão é de que até o fim deste ano a 1ª fase do sistema esteja em operação. O funcionamento total deve acontecer em até 10 meses. O objetivo da ação também é dar mais segurança aos guardas civis. O representante da empresa que fornece o sistema, de Buenos Aires, Facundo Trillo, ressaltou que há diversos recursos disponíveis como câmeras de monitoramento, GPS, software e hardware.

A ideia é adaptar a Central da Guarda já existente com o novo recurso. “É possível gravar as ligações, saber onde estão as viaturas, acionar outros órgãos (em tempo real) e traba- lhar de forma integrada. Por exemplo, acompanhar melhor o tipo de crime e em qual região para reforçar as ações da polícia. Em Buenos Aires, há crimes que caíram 66%, após a utilização do programa”, disse Trillo.