Nos dias 17 e 24 de janeiro de 2026, o Centro de Capacitação Profissional e Lazer (CCPL) Jaraguá Mirim, no Parque Imperial, receberá um posto temporário de vacinação contra a raiva para cães e gatos. O atendimento ocorrerá das 9h às 16h e integra um projeto piloto de descentralização do serviço, que até então era oferecido exclusivamente no Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ).
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população à vacinação, levando o atendimento a regiões mais distantes do centro da cidade. Para receber a dose, os animais devem ter no mínimo três meses de idade, estar em boas condições de saúde, não estar prenhes e não ter sido castrados ou submetidos a cirurgias nos 15 dias anteriores à vacinação.
Os tutores devem apresentar um termo de autorização impresso, preenchido e assinado, disponível previamente para download. Caso não seja possível levar o documento, o formulário será fornecido no local pela equipe responsável pelo atendimento.
Além do posto itinerante, a vacinação contra a raiva segue sendo oferecida de forma regular no DTCZ, localizado na Rua Anhanguera, 200, na Vila São Francisco, próximo à estação Barueri da ViaMobilidade. O serviço funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h30, exceto em feriados. São disponibilizadas 75 doses por dia, sem necessidade de agendamento, respeitando os mesmos critérios adotados no posto descentralizado.
A vacinação contra a raiva é considerada uma medida de saúde pública, pois previne a infecção de cães e gatos pelo vírus e reduz o risco de transmissão da doença aos seres humanos, principalmente por meio de mordidas ou arranhões. O vírus também pode ser transmitido por mamíferos silvestres.
Durante a ação no CCPL Jaraguá Mirim, o público também terá acesso a atividades de educação em zoonoses, com exposição de animais sinantrópicos e silvestres e orientações sobre a prevenção da raiva e de outras doenças. Estão previstas ainda atividades educativas voltadas a crianças e famílias.




