Prefeitura de Barueri inicia obras do Piscinão e do Centro Esportivo no Jardim Silveira

piscinão Barueri
Reservatório está sendo construído na avenida Alziro Soares (Divulgação/Secom Barueri)

Para solucionar o problema de enchentes na cidade, a Prefeitura de Barueri deu início às obras de construção de mais um reservatório de controle de cheias, no Jardim Silveira. O chamado piscinão do córrego Laranja Azeda terá capacidade de reter cerca de 120 milhões de litros de água em caso de chuvas torrenciais, evitando inundações de residências e pontos comerciais na região, divisa com Jandira.

As obras do reservatório estão na fase da escavação do terreno e localiza-se na avenida Alziro Soares. No local também está sendo erguido o novo Centro Esportivo do Jardim Silveira, próximo à estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Capacidade

O piscinão terá cerca de 24,5 metros de profundidade (que equivale a aproximadamente um prédio de oito andares), com cobertura de concreto, já que em cima haverá um campo de futebol pertencente ao Centro Esportivo.

Quando o piscinão estiver pronto, o campo de futebol contará com alambrado para proteção da área, além de paisagismo com vegetação e árvores, estacionamento, academia e pistas de caminhada. Pelo projeto também estão previstas construções de outras edificações como guarita, vestiários e lanchonete.

O prazo de conclusão dos trabalhos está estimado para daqui a três anos.

Sistema de bombeamento
Para direcionar o fluxo em excesso do córrego Laranja Azeda em caso de chuva intensa, haverá um sistema de bombeamento de água a partir de seis conjuntos de motobombas, por meio de seis linhas de tubulação de aço com meio metro de diâmetro cada. Na entrada do poço de bombeamento deverão ser instaladas ainda seis grades de retenção de lixo em estrutura metálica.

Rio Barueri-Mirim
O outro piscinão que está sendo construído em Barueri, em fase mais adiantada da obra, é justamente o da margem do rio Barueri-Mirim. Esse reservatório terá 22 metros de profundidade e deverá eliminar as enchentes no Centro da cidade.

A Prefeitura também está investindo na solução de cheias na região do Tamboré. No local, está sendo construído um túnel para canalização e drenagem de águas da chuva, com extensão de cerca de um quilômetro.